Associação dos Fiscais Fazendários de Ribeirão Preto/SP

Sistema tributário é disfuncional, diz Pimentel

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, classificou nesta sexta-feira (dia 30/09) como “disfuncional” o sistema tributário brasileiro. Segundo ele, o modelo de arrecadação funcionou enquanto o país esteve em um patamar mais baixo de desenvolvimento. Atualmente, no entanto, o ministro acredita que o sistema se tornou um gargalo para o crescimento. “Isso tinha funcionalidade quando nós éramos um país da segunda divisão, agora virou um monstro”, disse ao participar de um debate sobre a competitividade da indústria.
 

O governo está trabalhando, de acordo com Pimentel, para conseguir a “mobilização social” necessária para reestruturar o sistema tributário. Essa solução definitiva foi, segundo o ministro, adiada por muito tempo, com a adoção de medidas paliativas para o problema. “Para a gente não fazer reforma fiscal, nós fomos inventando maneiras de contornar o sistema”, disse ele, em referência, por exemplo, ao Simples Nacional, regime de tributo único para pequenas empresas.

Leia mais: http://www.sinfisco.com.br/component/content/article/1-gerais/1053-sistema-tributario-e-disfuncional-diz-pimentel